SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a Santa Luz/PI

História

História de Santa Luz

História

Santa Luz Piauí - PI 

Histórico 
A Fundação do Município de Santa Luz data de 1902, quando um emigrante baiano, André Folha, se estabeleceu nas margens da lagoa das Vacas. Em razão da crendice de que a água da lagoa era milagrosa, o seu nome foi mudado para lagoa de Santa Luz. Esse fenômeno atraiu muitas pessoas, dentre elas Sebastião Alves e familiares que, com André Folha, foram os primeiros moradores do lugar. 
A partir de 1933, com a chegada de Cristino Castro a Nova Lapa, foi implantada a lavoura de algodão, marcando a fase de real desenvolvimento do lugar. 
Os acontecimentos importantes foram se sucedendo, destacando-se a construção da capela de São Francisco de Assis e a celebração da primeira missa, oficiada pelo padre Solon Aragão, em 1950. 

Gentílico: santa-luzense. 

Formação Administrativa 
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luz, pela lei estadual nº 2356, de 05-12-1962, desmembrado de Bom Jesus. Sede no atual distrito de Santa Luz. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-12-1962. 
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. 

Eventos 
A principal comemoração é a Festa do Padroeiro - São Francisco de Assis - celebrada no período de 26 de setembro a 04 de outubro. Neste período recebe grande número de fiéis dos municípios vizinhos que participam dos atos religiosos (novenas), de festas dançantes e de outras diversões.